Essa frase dita por A.G., 14 anos, durante uma sessão de atendimento psicopedagógico, cujo instrumento utilizado foi o Programa de Enriquecimento Instrumental, é bastante inspiradora para iniciar uma reflexão sobre o processo de saber aprender, no qual as ideias e dúvidas são fundamentais para melhor desempenharmos nossas atividades cotidianas, sejam elas profissionais,escolares ou pessoais.
Observando cuidadosamente a nossa rotina diária, é possível perceber que tanto naquelas relacionadas ao aspecto cognitivo como no afetivo, as ideias ou pensamentos estão sempre presentes.
Essas ideias e pensamentos quando não são reconhecidos e portanto, não revelados, tornam-se um grande obstáculo para uma melhor compreensão da realidade e uma vivência de experiências significativas, promotoras de uma satisfação naquilo que os indivíduos realizam.
Isso pode ser ainda mais sério quando as pessoas não se permitem duvidar, possuindo uma crença que as dúvidas seriam sinal de alguma limitação cognitiva ou uma perda de tempo em seu cotidiano acelerado.
Esse comportamento indica um equívoco, pois à medida que a dúvida é reconhecida, torna-se mais fácil uma compreensão mais aprofundada da situação que a provocou, e pode ser o início da geração de um novo conhecimento.
Assim sendo, uma ideia e uma dúvida são essenciais ao saber aprender, permitindo que as pessoas não se pareçam com um tronco oco e sim, com um tronco saudável, com o fluir harmonioso de conhecimentos e vivência das boas e significativas experiências.
Esse comportamento indica um equívoco, pois à medida que a dúvida é reconhecida, torna-se mais fácil uma compreensão mais aprofundada da situação que a provocou, e pode ser o início da geração de um novo conhecimento.
Assim sendo, uma ideia e uma dúvida são essenciais ao saber aprender, permitindo que as pessoas não se pareçam com um tronco oco e sim, com um tronco saudável, com o fluir harmonioso de conhecimentos e vivência das boas e significativas experiências.
Dessa forma, também se constrói o saber aprender.
CLAUDIA CORDEIRO PEREIRA M. TAVEIRA
Pedagoga com especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica.
Pedagoga com especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica.