Estudar, sim, mas como?

Essa pergunta, certamente, já foi feita por uma boa quantidade de estudantes e portanto merece bastante atenção e cuidado para ser respondida. Para colaborar na elaboração da resposta, a referência a uma frase de Fábio Fernandes, escritor e palestrante, será de grande auxílio:

"ESTUDAR É A AÇÃO DE TENTAR APRENDER ALGO QUE NÃO SE SABE OU QUE SE DESEJA APRENDER."


Nessa frase, algumas palavras merecem destaque; que possuem relação e podem ser consideradas o tripé do saber aprender. O desejar pode ser considerado o grande início, pois traz consigo a energia fundamental da motivação e do envolvimento com um projeto a ser realizado, que no caso é estudar.


Além do desejar, outras ações para estudar são de grande valia ao aluno que deseja ter a melhor correspondência entre seu empenho e o resultado obtido: a orientação de estudos. A orientação de estudos consiste numa série de propostas que facilitarão de maneira significativa o processo de aprendizagem dos indivíduos: formas de organização pessoal, identificação de estilos e estratégias de estudo e técnicas para compreender melhor os textos, que contribuirão inclusive para otimizar resultados nas disciplinas de exatas. Além da orientação de estudos, a psicopedagogia traz sua contribuição, pois com o uso de técnicas diagnósticas serão reveladas as razões para um baixo rendimento escolar, apesar do empenho do indivíduo.


Estudar, tentar e desejar são elementos fundamentais para o processo de aprendizagem, manifestando-se mais facilmente quando as eventuais dificuldades do caminho são vistas como desafios e não como desculpas para deixar de percorrê-lo.


Claudia Cordeiro Pereira Mattos Taveira 

Pedagoga e Psicopedagoga