Conversando sobre Saber Aprender

Como aprendemos? Essa pergunta é bastante presente em nosso cotidiano e as razões para isso ocorrer são as mais variadas: desejo de obter bons resultados em provas, desempenhar melhor a profissão, melhorar relacionamentos, entre outros.

Nas razões citadas anteriormente, existe um aspecto comum que pode ser destacado: os possíveis benefícios que o saber aprender possibilitaria sendo eles, uma prática preventiva das dificuldades de aprendizagem, promoção do prazer em aprender e na obtenção de melhores resultados.

Considerando isso, muitos estudos têm sido realizados e a proposta da metacognição tem contribuído significativamente na identificação das ações que levam ao saber aprender.

A metacognição tem como um de seus objetivos que o aprendente identifique e reconheça a forma como soluciona suas situações cotidianas; sejam escolares,profissionais e outros.

Sabe-se por meio dessa prática que o sucesso da aprendizagem depende também do tempo para processamento da informação, da motivação do estudante e dos incentivos recebidos.
Cada um de nós precisa de um tempo próprio para processar informações e aprender.

Dessa forma, deve-se buscar a organização do nosso tempo, evitando a procrastinação, a fim de que prazos para realização de trabalhos sejam bem aproveitados e não esgotados, prevenindo o estresse.

Além disso, quando esse tempo é respeitado a qualidade dos resultados daquilo que fazemos, é significativamente elevada
A motivação tem relevância para o saber aprender, pois como a sabedoria popular já afirmou, querer é poder. Isso ocorre, pois ela proporciona uma maior abertura dos indivíduos para reconhecer formas diferentes para solucionar as dificuldades que porventura apareçam, possibilitando aos indivíduos persistência na busca da melhor estratégia para solução dos problemas.

A propósito, também é fundamental que os aprendentes estabeleçam maneiras próprias de incentivo e estejam receptivos aos incentivos que pessoas possam lhe dar.

Assim sendo, respeitando nosso tempo para processamento das informações,mantendo-nos motivados e percebendo incentivos à nossa volta, saberemos como aprender. 


CLAUDIA CORDEIRO PEREIRA M. TAVEIRA
Imagem: http://goo.gl/ZQK0e8