Sabe-se pela observação cotidiana e também pela experiência profissional que algumas crianças e adolescentes encontram dificuldades para cumprirem aquilo que lhes é proposto pelos professores, e outros, poderiam ter um desempenho ainda melhor, aperfeiçoando a forma que realiza suas atividades escolares.
Reconhecendo isso, a orientação de estudos, considerando tanto o aspecto afetivo como cognitivo, facilitará aos estudantes a realização das atividades escolares de maneira significativa e eficaz. Durante os atendimentos são vistos formas de organização pessoal, características do local de estudo, estratégias e técnicas de estudo; complementando com maneiras de melhorar a concentração e aumentar a motivação.
I - Organização pessoal
1.1 - Tempo
São apresentadas formas para obter maior aproveitamento do tempo, utilizando a elaboração de planejamento, programação e cronograma para realização das atividades escolares e pessoais; também serão vistas maneiras de evitar a procrastinação.
1.2 - Material escolar
Os estudantes têm a possibilidade de consultar os conteúdos das disciplinas escolares, tanto no material impresso como digital, porém alguns não se beneficiam totalmente desses recursos, por variadas razões, sendo que as principais são a desorganização e a não aquisição do hábito de consultar o material disponibilizado no site de suas escolas.
Para esses problemas e também para facilitar o reconhecimento de que é imprescindível a manutenção de outros itens do material escolar completos, são apresentadas formas de cumprir essas necessidades.
1.3 - Local de estudo
Esse item é fundamental para alcançar um desempenho escolar satisfatório, por isso, os alunos saberão quais as características que o ambiente onde estudarão deve ter.
II - Estratégias e técnicas de estudos
As estratégias são formas que o estudante pode utilizar para elaboração de planejamentos,planos e cronograma de estudo, alternativas para compreensão dos conteúdos e a prevenção de imprevistos que poderiam prejudicar a qualidade de seus trabalhos e o cumprimento de atividades pessoais.
As técnicas tratam da apresentação de maneiras como fazer resumos, mapas mental e conceitual, esquemas e outras úteis no cotidiano do estudante.
Também são abordados como responder corretamente enunciados comuns em provas: explicar, justificar, comparar, analisar, relacionar, identificar e outros que as crianças e adolescentes tenham dificuldades em responder.
III - Concentração e motivação
Alguns estudantes demonstram dificuldades em conseguir mantê-las durante o estudo e por isso, serão vistas formas de conseguir realizar as atividades escolares, com foco e envolvimento.
Assim é a prática da orientação de estudos, visando que o estudante se reconheça competente para saber aprender.
Ilustração: Ziraldo (http://www.ziraldo.com/livros/home.htm)