Perfil


Sou pedagoga com especialização em Orientação Educacional e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica.


Atuo para revelar o potencial do saber aprender dos indivíduos e o prazer que isso proporciona às pessoas, entre vários motivos, por lhes proporcionar um melhor entendimento do mundo e de suas próprias ações.


A minha trajetória profissional começou há pouco mais de vinte anos, dando aulas particulares para crianças e adolescentes, mas algumas, apesar de demonstrarem compreensão dos conteúdos vistos, não alcançavam o rendimento esperado.


Esse fato me provocava questionamentos a respeito da minha prática e também quais razões, até o momento não reveladas, estavam atrapalhando esses indivíduos. 


Foi quando decidi buscar respostas para as inúmeras perguntas que possuía sobre o processo de aprendizagem e iniciei o curso de Psicopedagogia, muito importante para fundamentar a minha prática e diversificar os instrumentos utilizados durante os atendimentos. 


Dessa época até o momento fiz cursos, como por exemplo, o de Déficit de Atenção e o Programa de Enriquecimento Instrumental para maximizar a qualidade das intervenções, também escrevi um livro: Estudar também se aprende, publicado pela editora Vetor. 


Acredito que os fatores fundamentais da intervenção psicopedagógica eficaz são o afeto e fornecimento de bons estímulos cognitivos. 


Poderiam ser acrescentados, também, o incentivo à curiosidade e a validação das ações e conquistas dos indivíduos. 


Busco em cada sessão de atendimento psicopedagógico, promover a autoestima e autoconfiança dos indivíduos. 


Para finalizar, duas frases que me inspiram:

"E bem pode ser que as pessoas descubram no fascínio do conhecimento uma boa razão para viver, se elas forem sábias o bastante para isto, e puderem suportar a convivência com o erro, o não saber e, sobretudo, se não morrer nelas o permanente encanto com o mistério do universo." Rubem Alves
" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." ( Cora Carolina).